EPÍLOGO

Após o merecido descanso Jorge foi para a casa de Encarnacion. Contou-lhe tudo o que havia acontecido, inclusive sobre o que ouvira a respeito da morte de Ernesto, seu marido. Ela ficou atônita, jamais imaginou que seu marido fizesse parte de alguma organização perigosa. Depois de sua morte em condições estranhas ela ficara intrigada e com medo até, mas nunca fora procurada por ninguém, nem pela polícia. À tarde Jorge retornou à delegacia para o depoimento. Após relatar o que sabia, ouviu do delegado que aquela era a organização denominada de “Fuerza Nuestra”. Tratava-se de uma confraria que reunia homens poderosos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela e Brasil. A sede da organização era em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Seus integrantes eram, na sua maioria, empresários da indústria de madeira, de minérios e de cosméticos, juízes de direito, promotores, advogados, banqueiros e até políticos. A ideologia da confraria era tornar a Amazônia uma região independente, desmembrada dos países onde está situada e torná-la um território dominado por eles para que pudessem explorar as riquezas lá existentes. Essa confraria era uma rede que agia corrompendo autoridades para facilitarem a realização de seus objetivos. Era uma organização muito bem estruturada e com ramificações em todos esses países. O delegado estava muito satisfeito porque aquele flagrante inesperado rendeu-lhe nada menos do que a prisão do homem mais poderoso da confraria, a quem chamavam de “Cabeza Mayor”. Seu nome era Gabriel Hernandez, um poderoso madeireiro Boliviano procurado pela Interpol. Ele viera àquela reunião para dar pessoalmente a sentença ao traidor, como sempre fazia. Havia sido assim na morte de Ernesto e agora seria a mesma coisa com Pablo. Os dois haviam cometido o mesmo deslize, contaram o que sabiam a membros do ministério público de seus países, porém, para sua infelicidade, os promotores a quem confiaram o segredo também faziam parte da confraria. Tanto Ernesto quanto Pablo não eram homens poderosos, mas funcionários de empresas pertencentes a estes e que eram transferidos ao Brasil com uma bela proposta de trabalho e quando aqui chegavam eram informados do esquema e coagidos a participar. Foram escolhidos por serem especialistas em contabilidade e com o conhecimento contábil conseguiam esquentar os processos de contrabando de produtos da Amazônia sem levantar suspeitas, contando, claro, com a participação de funcionários públicos dos diversos órgãos de fiscalização. Como não concordavam com o esquema, procuraram as autoridades para denunciar, mas como a confraria é muito ramificada, as provas que eles entregaram caíram em mãos erradas. Pablo nada sabia sobre Ernesto, pois havia sido incorporado à confraria há pouco tempo, justamente para substituí-lo.  Jorge agora se sentia mais aliviado e realmente com pena de seu cliente Pablo, pois, afinal, ele era do bem.
Após ser dispensado, Jorge não conseguiu ir para sua banca. Fora direto para a casa de Encarnacion contar-lhe tudo o que ouvira do delegado. Agora ela poderia dormir tranquila, sabendo toda a verdade sobre seu marido e entendendo que a razão pela qual ele não lhe contara nada a respeito da confraria fora para protegê-la. Os dois conversaram longamente sobre tudo o que havia acontecido desde o dia em que ele a procurou para ter aulas de espanhol. 


-Sabe Jorge, minha vida ganhou outro sentido desde que começamos a estudar espanhol, eu conto as horas que faltam para você vir e nos dias em que você não vem eu me sinto muito só. Aprecio muito a sua companhia. 


-Encarnacion, desde que a encontrei pela primeira vez, ainda no episódio do gato, senti-me atraído por você, mas como um simples jornaleiro tímido que sou nunca tive coragem de me aproximar e quando enfim descobri um motivo para isso, não hesitei. Tenho um grande carinho por você.


Encarnacion por sua vez, abriu seu coração:


-Jorge, estou apaixonada por você. Nunca imaginei que depois de Ernesto eu fosse amar outro homem, mas aconteceu.


Jorge deu um largo sorriso, abraçou-a e beijaram-se longamente.


                                         F I M